quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Queima da Palhinha

A Queima da Palhinha, tradição centenária que encerra o ciclo de festas natalinas nas cidades do interior do Nordeste, acontece após as festas de reis e consiste na incineração das palhas dos presépios onde esteve deitada a imagem do Menino Jesus. Tradição híbrida e do catolicismo popular, a celebração é praticada por razões religiosas e envolve bailados e cantorias que louvam o nascimento de Jesus.
 Durante a queima, são entoadas cantigas em que as “Pastoras” e os músicos com pandeiros, viola, violão e tambores “baiam” louvando o nascimento do Deus menino. A parte profana sucede a religiosa com samba de roda que se prolonga pela madrugada com oferta de alimentos, bebidas e doces típicos como o Aponon, bolachinha de goma, arroz doce, Lelê e mungunzá.
Na Bahia a manifestação ainda pode ser encontrada no Recôncavo, especialmente em São Francisco do Conde onde a tradicional Família Reis em parceria com a Associação José Vitório dos Reis (Zé de Lelinha) resgatou após 32 anos de inatividade  esta tradicional manifestação cultural.

EVENTO: Queima da Palhinha
Onde? Associação Cultural Zé de Lelinha (Rede do Samba de São Francisco do Conde) Av. Manoel do Amaral 71 – Pitangueira – São Francisco do Conde - Ba
Quando? 06 de janeiro de 2013
Ingresso: Grátis
Programação:
17:00 hs: Samba de Roda Quixabeira da Matinha
19:00 hs: "Diálogo com o Mestre" - Por José Jorge do Espírito Santo
21:00 hs: Queima da Palhinha
22:00hs Samba Chula Filhos de Zé
Informações: (71)9944-5313  / 8137-6546

2 comentários:

  1. Boa noite. Me chamo Jocilene Bandeira, sou moradora de São Francisco do Conde, Estudo no colegio estadual Martinho Salles Brasil, Faço o 3º ano, e Nós alunos do 3º ano recebemos a honrosa missão de contar um pouco sobre a historia de São Francisco do Conde. E é claro que vocês são parte essencial dessa história. Ficariamos muito gratos se podecemos ir ai na fundação e entrevistar alguns de vocês. Lembramos que se o pedido for aceito, só podemos ir ai pela tarde, pois estudamos pela manhã, nossa apresentação esta prevista para dia 25 de Janeiro de 2013 e aguardaremos sa sua respoata ate lá.
    Desde ja agradecemos pela atenção.
    Grata.
    Jocilene Bandeira

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Minha mãe fazia aponoh eu não tenho a receita voces podiam enviar pra mim?

    ResponderExcluir